A internação voluntária é feita quando o paciente tem o desejo de parar de usar drogas ou álcool e se prontifica ao tratamento.
A internação voluntária, conforme o próprio nome revela, é caracterizada pelo consentimento do paciente em ser internado e iniciar um tratamento. A disposição do paciente para se tratar tem uma influência inegável na recuperação de seu transtorno. Esse tipo de internação facilita a progressão terapêutica do paciente e indica que a recuperação, em um primeiro momento, pode caminhar de forma mais tranquila já que há a aceitação do paciente sobre o seu problema com o álcool ou as drogas.
Internação mediante consentimento livre e esclarecido por parte do paciente, para aqueles dependentes químicos que reconhecem a necessidade da internação e preferencialmente de comum acordo de seus familiares. Em paralelo tratamos também os familiares através de palestras mensais em nossa unidade, e de forma opcional, tratamos também as famílias no consultório com frequência semanal ( para prepará-las para receber o paciente em casa quando acabar o tratamento do mesmo ).
Duração do tratamento de nove meses, em regime de internação continuada em nossa unidade de tratamento, sujeito à alta terapêutica estabelecida pela equipe, mais um programa de reinserção social. Em paralelo tratamos também os familiares através de palestras mensais em nossa unidade, e de forma opcional, tratamos também as famílias no consultório com frequência semanal ( para prepará-las para receber o paciente em casa quando acabar o tratamento do mesmo )